Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

Trabalho noturno e o sono. Veja como é comum ter insônia nessas condições.

Segundo a Associação Brasileira do Sono, mais de 70 milhões de brasileiros sofrem com a dificuldade de dormir.

A sociedade em si, já não respeita mais o que é dia e o que é noite. Na maioria das vezes isso tem acabado com a disposição dessa geração.

É cientificamente provado que um ser humano com o sono em dia é mais disposto, mais alegre e animado para quase todas as tarefas que lhe é dada.

Mas há um grande “porém” nisso tudo. Como adaptar-se a isso quando se trabalha no período noturno?

Pois é, existe muita gente que está enfrentando a famosa insônia por não conseguir dormir durante o dia, mesmo que chegue cansado do trabalho.

O fato é que o dia não foi feito para dormir, e tentar conciliar isso a um trabalho noturno tem sido uma tarefa muito difícil para muitas pessoas.

Quem trabalha no período noturno e precisa descansar durante o dia dorme menos e pior. Como se não bastasse, os hormônios melatonina e cortisol, bem como as citocinas inflamatórias salivares apresentam desregulação podendo gerar diversas doenças, incluindo o câncer.

Estes são alguns dos apontamentos da bióloga Érica Lui Reinhardt, em sua tese de doutorado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Para quem não pode optar pela mudança no horário de trabalho, as opções para que consiga resolver esse tipo de problema são reduzidas.

Chegar em casa depois de uma longa e exaustiva noite no trabalho e com todos em sua casa acordados e fazendo aquele barulho que toda família faz, dificulta você dormir. A verdade é que uma família deve ser unida! E devem saber respeitar quem trabalha no período noturno.

No trabalho sempre haverão problemas dos quais irá tirar o funcionário ou patrão do sério, durante o período noturno isso, provavelmente, torna-se bem pior, principalmente, se vir de dias sem o devido descanso.

Chegar em casa estressado não te ajuda a dormir. Contribui para que haja uma má convivência com os familiares.

Tudo funciona dentro de nossa mente. A recomendação é, sair de casa com o pé direito, depositando a confiança em um dia melhor.

Manter a paciência e a alegria dentro de nós faz com que os nossos problemas se tornem menores, isso deve ser tido como uma rotina. Assim como sair do serviço olhar para o céu e dizer “foi um dia cansativo, mas eu venci mais uma vez”.

A nossa mente é poderosa, ela protege com todas as forças aquilo que nós confiamos. Então a chave é “paciência”.

A paciência te faz esperar, te faz pensar, faz com que você tome as atitudes corretas e no tempo certo. O torna sábio.

Com isso faz com que a sua vida seja mais tranquila e você consiga relaxar a certo ponto, que deitar em uma cama pra dormir não será mais um pesadelo.

 

Por Clodoaldo Felipe


Leia também: Seu bebê não dorme? Veja como não perder noites de sono

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here