Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

Se existe uma atividade em comum a todas as pessoas, essa é o repouso. Alcançar um sono restaurador é um requisito essencial para a sobrevivência humana e serve para reparar vários aspectos do corpo e ter qualidade de vida.

O site Mundo Estranho publicou um artigo sobre quanto tempo dormimos na vida. Foi constatado que uma pessoa gasta o equivalente a 24 anos com o sono, isso levando em consideração a expectativa de vida no Brasil, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é hoje de 71,3 anos.

Dormir pouco traz sérios problemas à saúde e muitas pessoas não conseguem acordar realmente descansadas, ou seja, muitos não alcançam um sono restaurador.


Delivery Mimos - https://www.deliverymimos.com.br/melatoninaOs produtos da Delivery Minos poderão te ajudar a conquistar um sono restaurador.

Conheça os suplementos de melatonina, o hormônio do sono.


O que é o sono restaurador

Dormir bem significa descansar e restaurar a integridade física e emocional. Descansar o físico é mais fácil, já que isso acontece na primeira fase do sono, o chamado NREM. Este primeiro momento é subdividido por 4 estágios que vão do sono mais leve ao mais profundo.

A restauração física se dá pela diminuição das atividades corporais, como respiração, ritmo cardíaco e consequentemente temperatura corporal. O tempo estimado do sono NREM equivale a 75% de uma noite bem dormida.

A segunda fase é o sono REM, que é chamado de restaurador emocional, já que o corpo volta a ter atividades parecidas com o seu estado enquanto se está acordado.

Neste momento, o cérebro começa a ter atividades tão intensas que os olhos se movimentam aceleradamente. É o momento em que os sonhos acontecem.

As duas fases são fundamentais, já que restauram os aspectos físico e emocional.

A importância do sono restaurador

Precisa dormir o suficiente, ou seja, ter um sono de em média 8 horas por dia. Mas deve-se dar atenção especial para o fato de que deitar-se por esse período não significa dormir bem.

Muitas pessoas não conseguem dormir bem, ficam na cama com a mente agitada, pensando nos problemas acumulados ou simplesmente com uma ansiedade tão grande que não conseguem “desligar o cérebro”.

Alcançar o sono restaurador é um desafio para quem é agitado ou ansioso. Por isso deve-se ter o cuidado de ter um bom planejamento todos os dias para conseguir organizar o tempo e distribuir as atividades.

Leia o artigo “5 dicas para organizar o seu dia” para saber mais sobre como ter um dia produtivo e separar o momento certo para o descanso.

Não consigo dormir, e agora?

Muitas pessoas sofrem de distúrbios do sono, por isso não conseguem dormir e consequentemente não alcançam o sono restaurador.

Uma curiosidade importante é que muitos até dormem, porém não alcançam o sono REM. Para saber se isso acontece com você, basta responder as 4 perguntas a seguir:

  1. Você acorda com o corpo descansado, porém com a mente cansada?
  2. Está com dificuldades para se lembrar de palavras e se fez alguma coisa como trancar uma porta, desligar o forno ou onde colocou o celular?
  3. Não consegue resolver problemas matemáticos com agilidade?
  4. Passa por longos períodos totalmente absorto, ou seja, distraído?

Se as respostas forem sim, você precisa de um sono restaurador.

Como alcançar o sono restaurador

A notícia ruim é que a indução do sono é um processo químico e consequentemente não depende de você passar um comando cognitivo simples ao cérebro, como acontece quando se quer abrir uma mão ou andar.

A boa notícia é que existem providência para otimizar o processo de sono. Recomendo a leitura do artigo 7 Dicas de como melhorar o sono para saber mais sobre isso.

O processo químico para ocorrer o sono consiste na liberação de um neuro-hormônio, chamado melatonina, pela glândula pineal que induz o cérebro e o corpo à sonolência, sendo este o primeiro estágio do sono.

Hoje, existem suplementos de melatonina que auxiliam nesse processo e garantem uma noite bem dormida, o que resulta em uma vida mais saudável.

Por Rogério Nascimento


Leia também: 5 dicas para organizar o seu dia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here