Soluções naturais para combater a insônia

A insônia é um distúrbio cada vez mais presente na vida das pessoas. Embora seja difícil curá-la completamente, é possível combatê-la utilizando métodos simples. Neste post, vamos listar algumas soluções naturais para combater a insônia.

Na correria do dia-a-dia, é normal pensar que dormir é apenas deixar o corpo desligar e descansar até o próximo dia.

A verdade passa bem longe disso.

Dormir é um processo ativo, muito importante para que o corpo se recupere de um dia e se prepare para o próximo.

Muitas pessoas infelizmente não conseguem ter um sono reparador e enfrentam problemas com a insônia.

Os dados para esse distúrbio do sono são alarmantes, chegando a alcançar cerca de metade da população brasileira – o que faz com que as pessoas procurem diversas soluções para acabar com esse incômodo tão grande que afeta a capacidade de dormir.

Os motivos das noites insones são diversos, indo desde estresse extremo, causado por rotinas cheias, grandes pressões pessoais ou na vida profissional, até condições de saúde.

É importante ressaltar que, para descobrir o real motivo que desencadeia esse distúrbio do sono e realizar o tratamento correto, é preciso procurar ajuda clínica.

O que nem todos sabem é que existem soluções naturais para combater a insônia – ou pelo menos diminuir seus efeitos.

Abaixo algumas formas naturais de acabar com a falta de sono:

Chás naturais

raiz seca de valeriana
Raiz seca de valeriana é uma ótima solução contra a insônia

Os chás podem atuar como relaxantes, tranquilizantes e favorecem a obtenção de um sono reparador. Recomenda-se que sejam tomados próximos à hora de dormir, cerca de 30 minutos antes de se deitar.

A maioria dos chás listados aqui abaixo é facilmente encontrada em supermercados, em sachês. Embora tenham fama de “industrializados”, o chá é um produto natural e seguro para consumo.

Alguns, no entanto, são mais “exóticos” — como a Valeriana, por exemplo. Neste caso, busque por lojas especializadas ou mercados populares e casas de chá (sempre buscando adquirir alimentos apenas de fontes seguras).

Lista de chás que ajudam a combater a insônia:

  • Camomila e Tília;
  • Erva cidreira (ou Melissa);
  • Lúpulo;
  • Alfazema;
  • Passiflora (flor de maracujá);
  • Valeriana 

Em um próximo post, compartilharemos receitas de como preparar cada um destes chás. Pedimos apenas atenção para o consumo de chá de Valeriana, que deve ser feito em pequenas porções.

Alimentos

Alguns alimentos podem servir como soluções naturais para combater a insônia.

Um suco de maçã aliado com algumas ervas, como a cidreira e a camomila, por exemplo, pode ser uma solução, pois a fruta ajuda a regular as funções intestinais e as ervas possuem propriedades calmantes.

Outro alimento para se fazer um suco e ingerir antes de dormir é a alface. Ela possui propriedades sedativas e calmantes.

Chá de alface com camomila é ótimo para o sono!

Uma bebida feita com o talo pode ser de grande ajuda também. Se adicionar a camomila ou maracujá, o efeito é potencializado.

Além dos alimentos citados acima, um suco de maracujá pode ser um grande aliado do sono, pois a fruta possui propriedades calmantes e quando adoçado com mel tende a deixar quem ingere mais tranquilo e relaxado.

Algumas outras dicas

Somado aos chás e alimentos citados algumas práticas ajudam ainda mais a evitar o problema das noites insones.

Já falamos várias vezes aqui no blog sobre hábitos saudáveis para facilitar o sono. Mesmo assim, é sempre bom reforçar.

Evite os hábitos abaixo antes do sono, para que o efeito das soluções acima não seja prejudicado:

  • Não levar aparelhos eletrônicos para a cama;
  • Evitar ao máximo a luminosidade antes de dormir (principalmente TVs e monitores);
  • Tomar um banho morto a quente antes de dormir;
  • Procure atividades de meditação, porém sem exercício físico;
  • Evite sons altos ou agitados. Procure por sons de ambientes tranquilos ou música “lo-fi”.
  • Procure utilizar sua cama apenas como local para o sono.

A prática da higiene do sono e a criação de uma rotina saudável são de extrema importância e impactam diretamente no sono.

Com essas ações é possível que uma noite com um sono reparador seja alcançada. 

Mas, se nada disso funcionar…

Bom, se nada disso funcionar, podemos utilizar outro composto natural que definitivamente vai acabar com seu problema: a melatonina.

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