Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

Permanecer acordado na aula é uma dificuldade de muitos estudantes. Veja como não dormir enquanto você está estudando.

Um dos grandes dilemas da vida acadêmica de alguns estudantes é como se manter acordado durante as aulas.

Atualmente, cada vez mais jovens estão conciliando trabalho e estudos, essa rotina cheia faz com que se sintam extremamente cansados durante as aulas, quase a ponto de dormir, o que prejudica seus estudos.

Pensando nisso reuni algumas práticas que podem ser realizadas para você se manter acordado durante as aulas.

Como permanecer acordado na aula

Muitas pessoas recorrem a ingestão de café ou estimulantes como energéticos para se manterem despertos, mas isso não é recomendável.

Esses estimulantes produzem um efeito momentâneo de energia, pois não anulam os efeitos do cansaço, só os disfarçam de maneira que a sensação de estar cansado e sonolento se acumulará e voltará após algum tempo.

Isso ocasiona diversos incômodos, inclusive a falta de sono na hora que realmente se deve dormir.

Não dormir bem a noite também pode ser um dos motivos para que você se sinta tão cansado durante o dia e durante a aula,  a ingestão de cafeína é uma das causas de não alcançar um sono reparador.

Algumas práticas que podem te ajudar a permanecer acordado na aula:

Participar e interagir durante a aula

A interação com os professores e colegas pode ajudá-lo a se manter acordado durante as aulas, afinal, as chances de dormir em meio a uma conversa são bem pequenas.

Procure fazer perguntas e agregar experiências, pois se você se manter interessado dificilmente será vencido pelo sono e cansaço.

Portanto, não tenha vergonha de levantar a mão e perguntar ou tirar dúvidas, isso ajudará não só a não dormir durante a aula, como também auxiliará no seu aprendizado.

Alongue-se

Se movimentar na cadeira, mexer as pernas e os braços e esticar-se é de grande ajuda. Se for preciso, levante-se, peça licença ao professor e vá para fora da sala para que se alongue com mais liberdade e caminhe um pouco. Isso poderá auxiliar muito.

Sentar-se de forma ereta na cadeira e não relaxar a postura, bem como fazer pequenos movimentos como balançar uma caneta entre os dedos, esticar as pernas ou balançar os pés, pode ajudar a não dormir durante a aula.

Lave o Rosto

Ao notar que o sono está vencendo, você pode lavar o rosto. Isso ajuda a despertar no período da manhã, assim que acordamos e não é diferente durante a aula.

Caso não queira se levantar e se dirigir ao banheiro para lavar o rosto, pode usar sua própria garrafinha de água.

Para isso, umedeça uma toalhinha com a água e passe no rosto, isso será de extrema ajuda para você não dormir durante a aula.

Masque chiclete

Mascar chicletes, por mais simples que seja essa prática, pode ajudar a se manter acordado, o movimento de mascar te manterá desperto.

Abra uma janela

O calor em ambientes fechados promove o sono, e em salas de aulas que possuem pouca circulação de ar pode causar esse efeito nos alunos.

Se esse for o caso, peça para o professor abrir a janela e deixar um pouco de ar fresco entrar, caso isso não seja possível, abra a porta da sala para alcançar esse resultado.

Garanta uma boa rotina acadêmica

Sentir sono e cansaço é normal, mas seguindo as dicas acima é possível que você consiga se manter acordado durante as aulas e consiga absorver os conhecimentos e técnicas que você precisa para ter uma boa rotina acadêmica.

 

Por Ruama Lima

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here