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Como visto no artigo Doenças que causam insônia, uma enfermidade pode levar a outras. As dores constantes de uma doença crônica, como a Artrite, acometem, insônia em idosos. Más noites de sono, geram situações de risco à saúde – possibilidade de queda, sonolência em situações indevidas, depressão –  na “melhor idade”

A saúde na velhice é diferente da de alguém mais jovem, ele precisa de mais cuidados e atenção, mas isso não significa invalidez, pelo contrário.

A professora Dalva Poyares da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) afirma em uma reportagem à Folha sobre a insônia em idosos: “As pessoas idosas não podem ficar encarceradas em um apartamento, em um cômodo. O idoso precisa interagir. É isso que vai reforçar o ritmo biológico”

Medicamentos podem causar insônia em idosos

Na terceira idade, as dores das doenças não são as únicos responsáveis por inibir o sono, existe também o efeito colateral de medicamentos comuns aos idosos. Eles, utilizam de diversos tratamentos por ter a saúde mais debilitada, e sofrem os efeitos colaterais, que em grande parte agravam a insônia na velhice.

Alguns medicamentos usados por pessoas da terceira idade:

  1. Cloridrato de Donepezila + Cloridrato de Memantina

Usado para o tratamento de Alzheimer, atua no funcionamento neural. Suas possíveis reações diversas são: Cãibras musculares, fadiga, náuseas, cefaleia e  insônia.

2. Blopress

Com ação anti-hipertensiva, é destinado à quem possui pressão arterial alta. Suas possíveis reações diversas são: Tontura, dor de cabeça, tosse …

3. Galvus Met

Trata a diabete mellitus tipo 2, controla as taxas de açúcar no sangue. Suas possíveis reações diversas são: Dor de cabeça, frio, sonolência, náuseas, sensação nervosa, dor forte na região do estômago …

Aqui vemos três medicamentos presentes na vida de grande parte da população idosa – mudam os nomes muitas vezes de acordo com o fabricante, mas permanece com mesmo princípio ativo – todos eles apresentam efeitos colaterais que podem proporcionar desconforto e mal estar ao usuário, sendo assim, todos têm a capacidade impedir o descanso na hora desejada, agravando ou gerando  insônia em idosos.

Amenizando a insônia em idosos

O jornal Folha de São Paulo, traz diversas soluções para o idoso – mas serve para todas as idades – a respeito da insônia.

Só vá cama quando se sentir sonolento

Algo muito comum aos idosos é se sentir sonolento durante durante todo o dia, mas não falo dessa sonolência (Essa na verdade é preciso evitar!), digo aquela que temos quando sentimos que realmente vamos dormir, nosso corpo amolece, nos sentimos bem e extremamente prontos pra dormir. Não perca tempo, essa é a hora de apagar as luzes e ir pra cama.

Antes de se deitar, faça atividades relaxantes

Muitas podem ser as preliminares do sono, fazer atividades que lhe trazem satisfação e relaxamento podem deixá-lo mais preparado para “cair no sono”, o importante é lembrar que a hora de dormir é a hora que você tem pra descansar, não é bom se preocupar com outras tarefas e compromissos.

Não tome chá Mate, chá Verde, álcool ou refrigerantes

Muitas pessoas tomam um chá para dormir bem, mas não é recomendável a ingestão de chás como o Mate ou Verde pois contém estimulantes que inibem o sono. A alimentação também entrar nesse tópico. Muitos alimentos são considerados “pesados” e devem ser evitados duas horas antes de dormir para não sofrer congestões.

Não se preocupe se o sono não vier

Quando a insônia te pegue, não se preocupe, levante da cama e faça alguma atividade relaxante que o faça se esquecer de tudo sem deixar de descansar, e consequentemente o sono virá.

Por Jean Araújo


Ler também: 3 dicas para combater a insônia e 7 dicas de como melhorar o sono.

 

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