Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

O distúrbio do sono, a insônia e depressão, são muito mais sério do que muitas pessoas pensam. A insônia pode ocorrer através de diversos fatores já citados no Blog Falta de Sono, mas também pode ser agente ativo em doenças como a depressão.

A depressão é enfrentada por 322 milhões de pessoas no mundo, segundo dados de 2015 da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Tais dados apresentados mostram a importância do cuidar da saúde, pois essas doenças vem se tornando cada vez mais frequentes no mundo.

O portal de notícias G1, aponta que a Insônia e depressão estão ligadas, mostrando a relação desses dois males que assola tantas pessoas.

Insônia e depressão: Causas e relações

Segundo um estudo compartilhado pela revista digital Veja, a insônia pode ser uma causa e não só um sintoma de quem tem depressão.

A insônia e depressão estão estritamente ligadas. Ela, a insônia, pode ser causada por diversos fatores, como hormonais, ambientais ou através de outras doenças.

Quem tem algum tipo de dificuldade para dormir, está mais propenso a desenvolver a doença considerada como mal do século, a depressão.

O indivíduo com insônia apresenta indisposição, mau humor, irritação, dores de cabeça e musculares, dificuldade de realizar rapidamente tarefas de raciocínio e sonolência, fatores que implicam a vida, desencadeando diversos problemas sociais e de autoestima.

Quem tem depressão, fica imerso a uma profunda tristeza, irritabilidade, falta de vontade de viver, dificuldades para dormir, impotência sexual, angústia, entre outras coisas.

Percebe a relação? A insônia pode acontecer por disfunções corporais, diversas preocupações, traumas e estresses diários; já a depressão é tudo isso e, mais outros sérios problemas causados por fatores externos ou não.

A ansiedade ligada à insônia e depressão

Como visto acima, a insônia e depressão estão em uma relação profunda, uma serve de suprimento à outra. Mas e a ansiedade. Também pode ser ligada à insônia?

A resposta à essa pergunta é sim! Uma pessoa ansiosa também possui problemas para dormir, pois ela sofre com medos irracionais, preocupações excessivas, pensamentos obsessivos, tremores, angústias e tensões corporais.

As características da ansiedade também podem ser as da depressão, a existência de uma dessas doenças não inibe as outras, apenas vem como causa ou agravamento do já existente.    

Cuide-se para não ter insônia

Como vimos, a insônia não é um distúrbio isolado, ela pode acontecer paralela a outros ou até ser a causadora de sérios problemas.

Preocupações, muitas coisas para fazer, contas e dilemas familiares podem gerar ansiedade, insônia e depressão.

Esses três, considerados como as grandes doenças desse século, cada vez mais se fazem comum na população.

Então, cuide-se, pois uma doença pode levar a outra.

Nos dados disponibilizados pela OMS, conta ainda que no Brasil 11,5 milhões de pessoas têm depressão, e 9,6% da população brasileira sofre com transtorno de ansiedade.

Não perca noites de sono por preocupações ou seja atarefado demais, faça tudo no seu tempo e tenha uma saúde.

Por Jean araújo


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here