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Ao contrário do que foi afirmado por milênios, o sono não é um momento de total passividade das atividades cerebrais ou físicas. Sempre foi uma ambição conhecer e revelar os mistérios do sono.

Muito pelo contrário, o sono REM é marcado por uma intensa atividade semelhante ao momento em que se está acordado. Na verdade, o sono é um requisito essencial para a sobrevivência humana e serve para restaurar vários aspectos do corpo.

Mesmo depois de ser tão estudado, é uma terra relativamente desconhecida para a ciência neurológica, porém existem alguns avanços como resultado de extenuantes pesquisas.

O fato é que os brasileiros dormem cada vez pior, e a isso corrobora uma pesquisa realizada pelo Datafolha em 2017. Isso acontece principalmente com adultos, já que com o passar do tempo a glândula pineal, que vai envelhecendo, produz menos melatonina, comprometendo a qualidade do sono.


Recomendamos a ingestão de suplementos de melatoninas para compensar a baixa produção desse neuro-hormônio.

Natrol Melatonina - Falta de sono


O sono é dividido por duas fases (tipos) que são o sono REM e o NREM.

O sono NREM

O sono NREM é praticamente um caminho constituído por 4 estágios que leva ao sono REM. Os estágios são do sono mais leve até o mais pesado, para evoluir a uma intensa atividade cerebral que é chamado de REM.

Estágio 1 do sono NREM

O primeiro estágio do sono NREM é quando a pessoa começa a “pegar no sono” e sente as primeiras sensações de sonolência. Neste momento, é fácil a pessoa acordar, pois a glândula pineal acaba de liberar a melatonina.

Embora a pessoa ainda esteja quase acordada, é um estágio importante, pois sem ele ninguém consegue dormir.

Recomendo a leitura do artigo “Dicas de como melhorar o sono” para entender como começar um sono tranquilo.

Estágio 2 do sono NREM

Depois da liberação da melatonina, o corpo entende o recado dado pelo cérebro e inicia algumas transformações. Os músculos vão se relaxando num período que pode durar de 5 a 15 minutos.

A frequência cardíaca cai juntamente com a temperatura do corpo. Porém, o sono ainda é considerado leve, ou seja, não é difícil acordar.

Estágio 3 do sono NREM

No estágio 3,  sono fica mais profundo. O sono fica mais profundo e o ritmo do coração e a respiração diminuem ainda mais.

Este é o efeito da melatonina no corpo, que ao ser comunicado sobre a sua liberação pelo cérebro, se alinha num trabalho para um sono reparador.

 

Leia o artigo “Tipos de melatonina” e saiba mais sobre a atuação desse incrível neuro-hormônio.

Estágio 4 do sono NREM

Este é o último estágio do NREM, que segundo o artigo “Fases do sono” do site Brasil Escola é o mais profundo antes de entrar em sono REM.

Ao entrar no estágio 4, o sono é caracterizado por extremamente passivo que leva a um sono muito profundo.

Os quatro estágios do sono NREM equivalem a aproximadamente 75% de todo período em que a pessoa dorme.

O sono REM

O sono REM é conhecido como restaurador, não necessariamente no aspecto físico, pois depois de extrema tranquilidade proporcionada pelo NREM, nesta segunda fase do sono, há uma atividade cerebral intensa.

Os olhos se movem freneticamente e há tensão no organismo com uma respiração irregular. Este é o sono restaurador na perspectiva emocional. O corpo físico não descansa, isso foi função da fase do sono NREM, mas aqui o sonho acontece.

Muitas pessoas não conseguem alcançar o sono REM, pois dormem o suficiente apenas para passar pelo NREM. Normalmente essas dizem que “possuem um sono leve” e “acordam por qualquer coisa”.

Isso pode também ser caracterizado como distúrbio do sono e possui muitas consequências que afetam diretamente a qualidade de vida. Leia o artigo “Tipos de insônia e tratamento” e saiba mais sobre esse assunto.

Rogério Nascimento


Leia também: O segredo da felicidade com 5-HTP

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