Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

Uma pessoa com o quadro clínico irreversível, é chamado de paciente crônico. As dores crônicas são o contrário das dores agudas. Geralmente uma dor aguda é aquela que dura um curto período de tempo, e é sentida por causa de alguma enfermidade ou lesão. Quando passado três meses sentindo a mesmas dor, ela pode ser considerada como crônica.

Não confunda os dois tipos de dores, como dito, a dor aguda se apresenta somente por um curto período de tempo, ainda que seja dia após dia, ela só é considerada crônica quando vira parte fixa da vida pessoal.

O que as dores crônicas podem me causar?

Os maus são muitos, ela não te proporciona somente o desconforto sórdido e rotineiro da dor, ela gera como consequências complicações em toda sua vida.

O corpo como sistema, funciona com todas as funções interligadas e atuando em conjunto. Ao sentir alguma dor ou ser acometido por qualquer enfermidade, o problema não será localizado, o sistema não funcionará bem.

As maiores dificuldades que as dores crônicas geram, são os distúrbios do sono e algumas disfunções corporais. E assim, diminuem a qualidade de vida da pessoa.

Dores crônicas e insônia

A insônia é o distúrbio do sono mais conhecido entre as pessoas, ela pode acontecer por diversos motivos; emocionais, por doenças ou como consequências do mau funcionamento de algum sistema corporal.

Dores crônicas e insônia apresentam forte relação, pois, caso sinta dores você não vive bem, e se não vive bem, seu humor, rotina e vontades mudam.

Os horários e rotinas pessoais não são simplesmente por convenções sociais ou  por hábitos individuais, eles são estabelecidos involuntariamente pelo organismo humano. O chamado relógio biológico.

Ao acontecer alguma alteração drástica e traumatizante no corpo, os distúrbios surgem, e então está explícita a relação entre dores crônicas e insônia.

Como tratar as dores crônicas

Elas não são todas iguais, cada uma pode acontecer em uma parte do corpo e por doenças ou traumas distintos.

Talvez as mais comuns sejam as ligadas à idade. Com o enfraquecimento dos sistemas corporais, o organismo se torna vulnerável a obter qualquer enfermidade e passar por algum estresse localizado, como uma torção.

Para tratar é necessário sempre procurar orientação médica. Não é algo simples, mas se mantida uma vida saudável, é possível realizar a prevenção.

O tratamento pode ser feito através de medicações (sempre passadas por especialistas) e por tratamentos fisioterápicos.  

Não deixe a insônia virar consequência

Como visto, a insônia nesse caso é a uma consequência da alteração corporal causada pela dor. É algo sério, ela pode agravar o quadro da saúde pessoal, por isso é necessário o tratamento não só da causa, as dores, mas das consequências, a insônia.

Como se cuidar das dores crônicas e da insônia?

Antes de qualquer iniciativa pessoal, consulte um médico e procure tratamento adequado para os problemas.

Fora os procedimentos médicos, existem medidas pessoais para melhorar a qualidade de vida.

  • Mantenha alimentação saudável, pois seu organismo, mais que nunca, precisa estar bem nutrido para o bom funcionamento.
  • Pratique exercícios físicos, eles o ajudaram a fortalecer a musculatura, o local da dor e os outros sistemas, tornando-a mais suportável.
  • E por último, faça a ingestão de alimentos e suplementos ricos em substâncias para tratar a origem da dor.

Por Jean Araújo


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here