Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

Distúrbios do sono são problemas que podem ter diversas origens e que afetam a capacidade das pessoas de terem uma noite bem dormida. Há algumas alterações do sono que são consideradas como os distúrbios comuns, e outras nem tanto.

Dormir é uma das coisas mais relaxantes e prazerosas existentes, além de ser uma necessidade básica para nós seres humanos.

Mas muitos enfrentam problemas no sono, e a simples atividade de dormir pode se tornar um pesadelo.

Mais de 60% dos brasileiros sofrem com alterações do sono, algumas comuns e bastante conhecidas como a insônia e o ronco por exemplo, porém outras nem tanto, mas que também não deixa de afetar algumas pessoas.

Existem alguns distúrbios do sono raros, que poucos já devem ter ouvido falar, mas que ainda afetam alguns indivíduos, é preciso ficar atento para identifica-los.

Abaixo alguns dos distúrbios do sono pouco conhecidos entre as pessoas:

Síndrome da cabeça explosiva

Após cair em um sono profundo, a pessoa é despertada por sons fortes e agudos que só ela pode ouvir. Isso não causa dor física, mas é muito angustiante para quem deseja ter uma noite de sono tranquila.

Cataplexia

Esse é um dos distúrbios do sono raros, que causa uma queda abrupta na pessoa que sofre com este mal, o indivíduo cai ao solo durantes os ataques, ou de joelhos quando esses ataques são parciais. Nesses casos, ocorre a perda repentina do tônus muscular que geralmente é provocada por uma emoção muito forte.

Síndrome da Bela Adormecida

Outro dos distúrbios do sono pouco conhecidos é a síndrome da bela adormecida. Inicialmente a pessoa afetada por essa síndrome passa o dia com sonolência excessiva. Após isso os sintomas se agravam, pois a pessoa passa o dia dormindo só levantando-se para comer e ir ao banheiro, podendo levar dias para despertar completamente.

Distúrbio do sono-vigília

Nesse caso, a pessoa oscila entre a insônia e a sonolência excessiva. Isso acontece porque o indivíduo não regula o tempo de sono corretamente, não atendendo a demanda necessária. O corpo tende a não se ajustar à escuridão nem a luz, o que causa problemas no sono.

Distúrbio alimentar noturno

Muitos já fizeram ao menos uma visita noturna a cozinha para fazer um lanche durante a madrugada, mas a diferença das pessoas que possuem o distúrbio alimentar do sono é que geralmente elas não lembram dessas visitas e nem do que comeram.

Essas pessoas comem uma variedade de coisas e podem chegar a comer alimentos crus e estragados, até mesmo coisas como madeira e pontas de cigarro. Costumam acordar cansadas e com fadiga, e consequentemente ganham peso.

Terror noturno

Outro fator que causa problemas no sono é o terror noturno, as pessoas que apresentam esse mal sofrem de um intenso pânico enquanto sonham, acordam gritando e se debatendo e raramente se lembram do sonho que tiveram que a deixaram tão apavorada.

Tenha boas noites de sono

É importante prestar atenção a alguns aspectos como:

  • Acordar cansado e com fadiga;
  • Sonolência excessiva durante o dia;
  • Comportamentos incomuns durante o sono;
  • Irritabilidade sem motivo aparente;
  • Dificuldade de adormecer.

É importante que ao identificar comportamentos semelhantes ou iguais aos citados acima, você procure auxilio clínico para que assim deixe de enfrentar problemas no sono e passe a ter noites bem dormidas.

 

Por Ruama Lima


Leia também: Os distúrbios do sono mais comuns

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here