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Como melhorar o sono? Essa é uma pergunta cuja respostas milhões de pessoas procuram a resposta. Somente quem deseja combater a insônia sabe a importância de descobrir como dormir bem.

O Blog Falta de sono publica diariamente assuntos relacionados ao sono, pois sabemos como é importante para o bem-estar combater a insônia.

Um dos caminhos é compensar a baixa produção de melatonina, o neuro-hormônio que é o principal regulador do sono.


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Algumas dicas de como melhorar o sono foram selecionadas para você melhorar a qualidade do seu sono.

 

1. Tome um banho quente antes de dormir

A melatonina é um hormônio produzido pelo organismo em situações de tranquilidade, onde o corpo se sinta confortável. Um banho quente antes de deixar ajuda a relaxar, proporcionando condição favorável para o sono.

 

2. Deixe as luzes apagadas

Os locais isentos de iluminação aceleram no corpo a produção da melatonina. A Professora Ana Lucia Santana explica no site Info Escola que “A melatonina é sintetizada assim que se fecham os olhos (…) Isto porque a pineal tem participação ativa na estruturação cronológica dos ritmos biológicos, agindo como árbitro nas relações entre claro e escuro, atividade e repouso, sono e vigília, bem como na regulamentação endócrina do processo reprodutor e no equilíbrio do sistema imunológico”.

 

3. Durma em lugares silenciosos

Procure lugares que, além de pouca iluminação, também sejam silenciosos. É importante diminuir a atividade cerebral para que a glândula pineal possa aumentar a produção da melatonina.

Procure lugares que sejam tranquilos, feche as portas, as janelas e assim poderá dormir mais tranquilamente.

 

4. Não leve trabalho para casa

O seu cérebro precisa estar condicionado com o fato de que a cama é lugar de repouso. Quando você leva trabalho para a casa, acaba aumentando a atividade cerebral e com o tempo, será um processo automático, ou seja, o seu cérebro estará habituado a ficar ligado no lugar em que deveria desligar.

 

5. Evite deixar a TV ou rádio ligados

Quando você dorme com a TV ligada, não consegue alcançar um estágio do sono restaurador. Sendo assim, acordará no outro dia com sono por não ter dormido direito.

 

6. Pratique exercícios físicos

As atividades físicas são ótimas aliadas do sono. O site oficial do Hospital Albert Einstein, no espaço sobre notícias de saúde, publicou um artigo chamado “Sono: aliado da atividade física”, onde explica que “É comprovado cientificamente que o sono de pessoas mais ativas fisicamente é mais relaxado e restaurador, basicamente, por dois motivos: devido mecanismos de regulação do próprio organismo, o praticante de exercícios físicos – e devido a essa prática – apresenta uma temperatura corporal mais baixa e uma necessidade de reposição de energias maior que o não praticante”.

 

7. Evite acumular preocupações

Embora tenhamos muitas preocupações no dia a dia, é importante o exercício de saber “deixar pra lá”. Preocupações acumuladas levam à insônia crônica que pode desencadear um quadro de depressão.

Por Rogério Nascimento

 

Leia também: Tipos de insônia e tratamento

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