Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

O sonambulismo é um distúrbio do sono que afeta uma parte considerável de pessoas, vários indivíduos relatam que já tiveram pelo menos uma crise ao longo da vida.

O sonambulismo é um distúrbio do sono considerado comum em que as funções motoras ativam-se durante uma das fases do adormecimento, a do mais profundo que acontece entre o início e o meio da noite, a pessoa sempre está inconsciente durante a crise.

Estima-se que esse transtorno do sono atinja principalmente as crianças e pré-adolescentes que estão entre os 5 e 12 anos, cerca de 30% das pessoas nessa faixa etária apresentam esse mal.

O sonambulismo não afeta somente as crianças, a incidência é bem menor entre os adultos, mas não é inexistentes, ele atinge até 2,5% das pessoas mais velhas.

Geralmente os sonâmbulos costumam andar ou fazer algum tipo de atividade durante a noite, eles podem até mesmo conversar, tudo isso enquanto ainda estão dormindo.

As crises de sonambulismo podem ser de curta duração, de cerca de 10 minutos ou em alguns casos, pode chegar a até 40 minutos.

Possíveis causas do sonambulismo

Especialistas, atualmente, não têm a certeza das causas exatas desse transtorno do sono, porém eles apontam diversos fatores que podem aumentar as chances de uma crise de sonambulismo.

Os fatores mais relevantes são:

Genética

Pesquisas indicam que uma das causas do sonambulismo pode estar ligada a uma questão genética e essa condição pode ser passada principalmente de pai para filho.

Por isso é normal que encontremos casos em que vários membros de uma mesma família possuam episódios recorrentes de sonambulismo.  

Idade

Outro fator que é possível observar, é que esse distúrbio do sono é mais comum entre crianças e geralmente em uma mesma faixa etária.

É compreensível que aconteça isso pois é uma fase de desenvolvimento intensa da criança, mas isso tende a desaparecer com a chegada da adolescência.

Essa condição pode surgir também em adultos, o que gera uma preocupação maior, já que pode estar ligada a outros fatores, e deve ser considerado um problema quando as crises forem constantes.

Há outros fatores que também podem desencadear crises de sonambulismo, dentre eles:

  • Estresse;
  • Fadiga;
  • Ansiedade;
  • Ficar por muito tempo sem dormir;
  • Entre outros.

Sintomas do sonambulismo

Os sintomas que aparecem em pessoas com esse transtorno do sono são diversos, eles podem realizar várias atividades enquanto dormem, alguns sintomas e atividades são:

  • Sair da cama e caminhar pela casa;
  • Realizar atividades rotineiras como se vestir, preparar um lanche ou conversar;
  • Acordar cansado, mas não lembrar de absolutamente nada do que aconteceu durante sua crise;
  • Ser difícil de ser acordado por terceiros e caso acorde apresentar confusão e desorientação.

Tratamento

Episódios eventuais não são preocupantes, mas você deve consultar a opinião de um especialista quando notar episódios recorrentes em você ou alguém que conheça.

Analise quais são os comportamentos apresentados durante as crises de sonambulismo, se foram agressivos, perigosos ou motivo de algum constrangimento, procure imediatamente ajuda clínica para que assim nada atrapalhe sua noite de sono.

A prática das técnicas da higiene do sono também podem ser de extrema ajuda para evitar o sonambulismo e para você dormir melhor.

 

Por Ruama Lima

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here