Falta de sono - combater a insônia

3 dicas para combater a insônia

A falta de sono é um problema que afeta negativamente a qualidade de vida. Muitas pessoas procuram métodos diversos como tratamento para combater a insônia, mas no final sempre acabam com a mesmo dilema: Não consigo dormir, o que fazer?

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Sono, 73 milhões de brasileiros sofrem de algum distúrbio do sono. Para se ter uma ideia da dimensão dessa problemática, isso equivale à quantidade de habitantes dos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo.

Em 2016, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Nacional de Saúde, constatou que 11 milhões de brasileiros, ou seja, 8% da população, usam medicamentos para combater a falta de sono.

Neste artigo, iremos apresentar algumas dicas para combater a insônia.

1. Apague a luz

Pode parecer piada, mas não é. O aumento dos casos de insônia em grande parte se deve ao fato de que o avanço tecnológico proporcionou iluminação constante. A explicação é biológica.

Locais com tranquilidade e isentos de iluminação aceleram no corpo a produção da melatonina, um neuro-hormônio produzido pela glândula pineal considerado como principal responsável pela regularização do sono.

A Professora Ana Lucia Santana explica no site Info Escola que “A melatonina é sintetizada assim que se fecham os olhos (…) Isto porque a pineal tem participação ativa na estruturação cronológica dos ritmos biológicos, agindo como árbitro nas relações entre claro e escuro, atividade e repouso, sono e vigília, bem como na regulamentação endócrina do processo reprodutor e no equilíbrio do sistema imunológico”.

Então, uma das dicas para combater a insônia é apagar a luz!

2. Compense a baixa produção de melatonina

Após entender que a melatonina é a principal reguladora do sono, fica fácil deduzir que o mais eficaz tratamento para combater a insônia é equilibrando a produção deste neuro-hormônio.

O recomendável, nesse caso, é ingerir suplementos vitamínicos de marcas confiáveis. Sempre verifique a correta dosagem para não exagerar e trazer complicações.


A Natrol Melatonin é um suplemento vitamínico que repõe o neuro-hormônio “melatonina” produzido pela glândula pineal, localizada no cérebro.

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3. Pratique atividades físicas

As atividades físicas contribuem para combater a insônia. O site oficial do Hospital Albert Einstein, no espaço sobre notícias de saúde, publicou um artigo chamado “Sono: aliado da atividade física”, onde explica que “É comprovado cientificamente que o sono de pessoas mais ativas fisicamente é mais relaxado e restaurador, basicamente, por dois motivos: devido mecanismos de regulação do próprio organismo, o praticante de exercícios físicos – e devido a essa prática – apresenta uma temperatura corporal mais baixa e uma necessidade de reposição de energias maior que o não praticante”.

É importante também contratar um especialista em educação física ou frequentar uma academia para ter um acompanhamento profissional. Cuide da alimentação e evite acumular preocupações que acarretam um quadro de estresse. Lembre-se que o sono está diretamente ligado à qualidade de vida.

Por Rogério Nascimento


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2 comentários em “3 dicas para combater a insônia”

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