Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

Este artigo faz parte de uma sequência que apresenta “as causas e as consequências de uma noite mal dormida”. Neste artigo, vamos falar sobre as causas hormonais da falta de sono.

Antes de mais nada, recomendo que você leia os demais artigos desta série, onde explico as consequências de uma noite marcada pela falta de sono e as causas ambientais de uma noite mal dormida, tanto no aspecto físico quanto emocional.

Por que não consigo dormir?

Eu publiquei um artigo sobre os tipos de insônia onde falei sobre as insônias transitória, aguda e crônica. Alertei sobre o fato de muitas pessoas sofrerem de insônia e nem saberem disso, pois dormem, porém não conseguem passar pelas duas fases do sono (NREM e REM) para garantir um sono restaurador

Você poderá saber mais sobre as fases e os estágios do sono nos artigos Os mistérios do sono revelados e O que é sono restaurador e como alcançar?.

A questão é que o problema de falta de sono ou de sono insuficiente é tão grave que uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Sono constatou que 73 milhões de brasileiros sofrem de algum distúrbio do sono, número que representa a quantidade de habitantes dos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo.

Muitos não dão a devida atenção para a importância do sono e acabam deixando o problema evoluir para níveis que afetam a qualidade de vida, já que uma noite mal dormida pode causar estresse, alteração de humor, dificuldades para raciocinar e problemas de memória.

Uma estatística relevante obtida em 2016 a partir do departamento de Pesquisa Nacional de Saúde do conceituado Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que 11 milhões de brasileiros usam medicamentos visando solucionar os problemas de falta de sono.

Quando temos esse número, que aliás representa 8% da população brasileira, devemos considerar que se trata de uma patologia relevante e passível de discussão, embora não seja o que de fato acontece.

Poucas são as abordagens midiáticas sobre o assunto, porém vemos uma crescente preocupação com o assunto, como por exemplo o artigo publicado sobre Insônia em 2011 pelo site da UOL, na parte de doenças e sintomas sob a responsabilidade do Doutor Drauzio Varella.

Nele, a redatora Maria Helena Varella Bruna informa que a insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas e diz que “pesquisas apontam a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse provocado pelo desgaste cotidiano ou por situações-limite como causas mais importantes”.

O que é serotonina e como conseguir?

O corpo não produz serotonina, sendo fundamental a ingestão de alimentos ou suplementos que possuem essa substância.

O 5-HTP é o precursor do neurotransmissor serotonina, que normalmente é obtido pelo corpo a partir do triptofano, um dos aminoácidos essenciais para o organismo. O corpo, embora não produza o 5-HTP, tem a função de transformar em serotonina.
O triptofano, que funciona como indutor da liberação de serotonina pelo cérebro, pode ser encontrado em muitos alimentos, tais como: aveia, banana, grão-de-bico, arroz integral, verduras e muitas sementes.

 


Causas e consequências de uma noite mal dormida

As consequências de uma noite mal dormida

  1. Consequências  físicas
  2. Consequências emocionais

As causas de uma noite mal dormida

  1. Problemas ambientais
  2. Problemas hormonais

Por Rogério Nascimento

 

 


5HTP - NOW: Serotonina

O suplemento da 5-HTP da Now é eficaz para:

Combate ao estresse;
Equilibra o metabolismo;
Regula o apetite;
Melhora a qualidade do sono;
Melhora o estado mental;
Promove um melhor humor;
Bom para o cérebro;
Eficaz no tratamento da fibromialgia.

Não perca tempo, CLIQUE AQUI e adquira esse suplemento no site oficial da Delivery Mimos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here