Existe o sono ideal? Quais são as consequências emocionais de quem não dorme bem? Este artigo faz parte de uma sequência que apresenta “as causas e as consequências de uma noite mal dormida”. Vamos falar sobre as consequências emocionais da falta de sono.
Muitas pessoas acreditam que o período em que dormimos não tem importância, afirmando inclusive que dormir é perder tempo.
O exemplo disso foi Randy Gardner, um recordista mundial americano de tempo de privação do sono.
Gardner acreditava que ficar sem dormir não era algo ruim, não representando efeitos nocivos à saúde física ou mental. Mas ao terminar o período de 11 dias e 24 minutos sem dormir, a sua opinião mudou.
Os efeitos foram alucinações, mudanças repentinas de condição emocional e ainda desencadeou um quadro de paranoia profunda. Depois da experiência e de uma boa noite de sono, o recordista afirmou: Dormir pouco dói muito!
Aumenta os problemas de memória e déficit de atenção
É claro que a falta de sono aumenta os problemas de memória, isso nem precisa de constatação científica. Depois de uma noite mal dormida, o raciocínio fica lento e a tendência é ter dificuldade para se lembrar de tudo.
Antes de pensar em procedimentos ou remédios para a memória, pense em melhorar a sua noite de sono. Recomendamos inclusive uma solução natural com a ingestão de melatonina, que é um neuro-hormônio indutor do sono.
Não se assuste, trata-se de um complemento hormonal, pois o seu cérebro já o produz, porém com o passar dos anos, essa produção diminui e o sono. Muitas pessoas dormem a noite inteira, porém acordam com esgotamento emocional, isso porque não conseguiram alcançar o sono REM. Para isso serve o suplemento de melatonina.
Deixa você mais emotivo
A instabilidade emocional de quem não dorme bem pode afetar diversas facetas do cotidiano, como por exemplo, o trabalho, os estudos e os relacionamentos interpessoais.
Por isso que um dos 8 efeitos da falta de sono publicados pela revista Época é a irritabilidade e alterações de humor.
A matéria revela que uma pesquisa israelense mostra que problemas de instabilidade emocional com variações intensificadas de humos são sintomas de noites mal dormidas.
A irritabilidade consequente pode atrapalhar diversos aspetos, como se relacionar com outras pessoas. Dormir bem, nesse caso, passa a ser uma nova meta para quem deseja ter mais concentração e ser comedido.
Você conhece o suplemento de melatonina?
A melatonina é um neuro-hormônio responsável pela indução ao sono e é eficaz contra uma ampla gama de enfermidades ocasionadas pela falta de sono.
Só para se ter uma ideia, ela ajuda a emagrecer, protege contra os danos causados pelo acidente vascular cerebral, auxilia no controle da hipertensão e da diabetes e reduz as crises de enxaqueca.
Atualmente outros benefícios foram descobertos cientificamente, como por exemplo a diminuição da incidência de queda de cabelo.
A ingestão do suplemento de melatonina é indicado para quem deseja ter um sono restaurador. Por isso, acesse o site da Delivery Minos e garanta a compra do suplemento que vai melhorar a sua experiência com o sono.
Causas e consequências de uma noite mal dormida
As consequências de uma noite mal dormida
- Consequências físicas
- Consequências emocionais
As causas de uma noite mal dormida
Por Rogério Nascimento
Pingback: O que acontece com o corpo quando não dormimos bem - Falta de Sono
Pingback: Mude sua rotina para ter uma boa noite de sono - Acabar com Insônia
Pingback: Os distúrbios do sono mais comuns - Blog Falta de Sono
Pingback: Existe sono atrasado e sono perdido? - Blog Sobre Insônia