https://faltadesono.com.br - causas e consequências de uma noite mal dormida

Causas e consequências de uma noite mal dormida

Você sabe o que acontece quando não dormimos o suficiente? Conhece os motivos da falta de sono? São muitas as causas e consequências de uma noite mal dormida que afetam a curto e longo prazo.

O sono é uma atividade essencial para a restauração física e emocional de uma pessoa e quando não acontece de maneira completa, pode ter consequências terríveis.

O site Terra, em uma matéria publicada sobre o sono, abordou esse assunto a partir de uma pesquisa registrada na publicou uma matéria sobre uma pesquisa do Female First com 3 mil pessoas que informaram acordar pelo menos duas vezes em todas as noites.

Você deve estar se perguntando: Qual o problema disso?

O sono possui uma sequência progressiva. São duas fases chamadas de NREM e REM, sendo que a primeira ocupa cerca de 75% e evolui nos quatro estágios até chegar na segunda.

O sono NREM é responsável por restaurar os aspectos físicos de uma pessoa e por isso todas as funções do corpo diminuem, inclusive o ritmo cardíaco, a respiração e a temperatura corporal.

O sono REM restaura a mente, ou seja, os aspectos emocionais. É marcado por uma intensa atividade cerebral e ao contrário do NREM, a respiração, ritmo cardíaco e outros aspectos ficam instáveis.


Para saber mais sobre as fases e os estágios do sono, leia o artigo “Os mistérios do sono revelados”.


O problema é que uma fase do sono leva à outra, ou seja, não tem como chegar no sono REM sem passar pelos estágios do NREM. Por isso, quem acorda durante a noite acaba retornando ao primeiro estágio e muitas vezes não conseguem a restauração emocional que é tão importante para a fluência do dia.

As causas e consequências de uma noite mal dormida devem ser conhecidas por todos, pois poderão melhorar significativamente a qualidade de vida.

Por isso, escrevemos uma sequência de artigos sobre esse tema com a finalidade de informar os nossos leitores sobre o que acontece quando não dormimos bem e auxiliar para melhorarem as suas experiências com o sono ideal.


As consequências de uma noite mal dormida

  1. Consequências  físicas
  2. Consequências emocionais

As causas de uma noite mal dormida

  1. Problemas ambientais
  2. Problemas hormonais

Quer saber como evitar isso? Nós demos algumas sugestões em textos anteriores. Dê uma olhada neste link e encontre a solução para melhorar seu sono!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *