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Algumas pessoas, mesmo após dormir, continuam com uma sensação de cansaço no corpo, e isso pode acontecer por diversos motivos. Veja a seguir.

Dormir é essencial para que tenhamos uma boa qualidade de vida, mas muitas pessoas enfrentam problemas quanto ao descanso ideal.

Um adulto deve dormir em média 8 horas para que seu corpo se recupere do cansaço do dia e ele acorde revigorado.

A maioria de nós sabe disso, mas poucos passam as 8 horas debaixo dos lençóis, sempre temos algo para fazer e acabamos por tirar a prioridade do sono.

Algumas pessoas, mesmo seguindo a quantidade de horas aconselhadas para dormir, não conseguem ter um sono reparador, e isso tem explicação.

Esse cansaço pode estar ligado a uma série de distúrbios, ou mesmo a suas práticas diárias.

Alguns dos motivos para o cansaço matinal serão listados abaixo:

Sedentarismo

O sedentarismo é uma das causas pelas quais o cansaço persiste mesmo após horas de sono.

Fazer exercícios físicos pode cansar, mas de forma temporária, e quando isso se torna uma prática contribui para a diminuição do cansaço.

Os exercícios não só contribuem para um sono reparador, como também para o aumento da energia e disposição.

Ingestão de muita cafeína antes de dormir

O café pode ser tanto a “solução” como a causa do cansaço matinal.

É muito usado para despertar e aliviar a fadiga durante o dia, mas na hora de dormir possui um impacto negativo no sono.

Poucos sabem, mas a cafeína possui um poderoso efeito que pode durar e se prolongar por um período de até seis horas.

A ingestão do café pode aliviar a fadiga momentaneamente, mas ao acordar a pessoa continuará cansada, pois isso foi acumulado anteriormente, a energia ao ingerir a cafeína não anula os efeitos do cansaço, só os disfarça.

Consumo de álcool

O hábito de consumir álcool excessivamente, principalmente antes de dormir, pode causar um impacto negativo no sono. Isso piora quando esse consumo é aliado a falta de hidratação adequada, o que pode ocasionar nervosismo e pesadelos durante a noite.

Problemas de saúde

Essa questão diz respeito a cada indivíduo em particular, podendo ser várias as condições e distúrbios que levam a não ter o descanso adequado. Nesses casos é importante procurar ajuda clínica para alcançar um boa noite de sono, e evitar o cansaço matinal.

Apneia do sono

Pessoas que roncam e sofrem com a apneia do sono podem acordar cansadas no dia seguinte.

Isso acontece porque esse distúrbio promove uma pausa respiratória durante a noite que não necessariamente faz com que o indivíduo acorde, porém sente as consequências disso pela manhã com a sensação de cansaço no corpo.

Alimentação errada

A má alimentação pode gerar um impacto negativo no sono. Você preencher seu corpo com alimentos processados, os quais os nutrientes foram removidos, fará com que seus níveis de energia reflitam isso, e que acorde cansado mesmo após dormir o tempo adequado.

Tenha uma melhor noite de sono

Aparentemente em todos esses casos, você dormiu bem e simplesmente acordou cansado, mas alguns dos motivos acima podem ter o impedido de obter o descanso ideal sem que você percebesse.

Algumas dicas de como melhorar o sono são:

– Evitar ingerir cafeína ou álcool antes de dormir;

– Fazer exercícios físicos;

– Alimentar-se adequadamente.

Outra dica muito importante é que você pode fazer uso de suplementos como a melatonina por exemplo para regularizar seu sono.

 

Por Ruama Lima


Leia também: Distúrbios do sono pouco conhecidos.

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