Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora
Não perca nenhuma novidade, cadastre-se em nosso blog !
Assinar agora

O sono  está além do relaxamento físico, o sono  é o processo em que seu corpo produz diversos hormônios essenciais para o bom funcionamento.

Alguns distúrbios podem prejudicar o sono completo, entenda a seguir um pouco mais sobre a apneia do sono.

Dormir bem é essencial para que você tenha disposição para o dia a dia e, que ao alinhar com hábitos saudáveis, garanta uma boa qualidade de vida.

O problema é que nesse processo de sono algumas pessoas contam com distúrbios do sono, que são prejudiciais a qualidade do mesmo.

A síndrome da apneia se encaixa nesses distúrbios, portanto é importante saber reconhecer as suas causas, sintomas e como tratar.

Leia também: 7 dicas de como melhorar o sono

Você sabe o que é a apneia do sono?

A apneia é um distúrbio do sono no a qual há uma parada momentânea da respiração, podendo ser diagnosticada de três maneiras, sendo elas como: Apneia obstrutiva, apneia central e mista.

Ao ter a respiração interrompida a pessoa desperta para que possa recuperar a respiração, e por vezes não tem consciência disso.

O distúrbio pode ocorrer em ambos sexos, sendo mais comum em homens acima de 40 anos.

É importante reconhecer os sintomas da apneia e procurar o tratamento adequado pois ela pode estar relacionada à diversos problemas de saúde como, batimentos irregulares, elevação na pressão arterial, diabetes e refluxo.

Tipos de apneia

Como citado anteriormente, três tipos de apneia podem ser diagnosticadas.

Apneia obstrutiva

Apneia obstrutiva é o tipo mais comum de ser encontrado. Na maioria das vezes ocorre por haver uma obstrução das vias aéreas e o ar não conseguir fluir entrando ou saindo do nariz e da boca

Apneia central

Um caso raro que ocorre quando o cérebro falha em comandar os músculos a iniciarem o processo de respiração. Geralmente se desenvolve após alguma lesão cerebral, como em caso de doenças como AVC e demais doenças degenerativas.

Apneia mista

Apneia mista envolve os dois tipos citados anteriormente e é mais raro de ser encontrada.

Sintomas da apneia do sono

Atente se aos sintomas da síndrome da apneia, veja a seguir alguns deles:

  • Roncar excessivamente durante o sono;
  • Respiração ofegante;
  • Acordar diversas vezes à noite;
  • Sensação de sufocamento;
  • Sonolência e baixo desempenho no dia;
  • Dores de cabeça pela manhã ;
  • Problemas com concentração;
  • Disfunção sexual;
  • Irritabilidade.

Como tratar apneia

O tratamento é feito a partir do diagnóstico dado pelo exame de polissonografia, onde pelas ondas cerebrais, movimentos do corpo e da respiração é possível identificar o tipo da apneia.

CPAP

Uma maneira de tratamento é com CPAP, que se trata de um equipamento para ser posto no nariz. O aparelho faz pressão com ar para ele atravessar as vias respiratórias e impedir a apneia, permitindo assim um sono sem interrupção.

Cirurgia

A cirurgia é indicada para aqueles que não tiveram melhora com o CPAP, é realizada uma correção na obstrução ou estreitamento da via respiratória do paciente.

Se você se identificou com algum dos sintomas vistos acima, pode ser que você tenha apneia do sono. O distúrbio pode te influenciar no dia a dia atrapalhando o seu desempenho e prejudicando a sua saúde, procure um médico e faça os exames adequados.

 

Por Alexandra Almeida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here